Se você é contador e trabalha com o SPED ECD (Sistema Público de Escrituração Digital – Escrituração Contábil Digital), provavelmente já se deparou com a mensagem de erro: “A conta/centro de custo XXXXX da ECD recuperada aparece com saldo final zero no registro C155 do mês X mas não aparece em nenhum período C150 posterior, nem no plano de contas (I050) da ECD recuperadora.” Este é um erro comum, mas que pode gerar muitas dúvidas. Vamos desvendá-lo e entender como solucioná-lo.

O que significa o Erro C155?
Esse erro ocorre quando uma conta contábil ou centro de custo, que foi apresentada com saldo final zero no registro C155 (Detalhe dos Saldos das Contas de Resultado Antes do Encerramento) de um mês na ECD do período anterior (a “ECD recuperada”), não é encontrada posteriormente em dois locais essenciais na sua ECD atual (a “ECD recuperadora”):
- Registro C150 (Detalhe dos Saldos das Contas de Resultado Antes do Encerramento): Este registro deveria conter a movimentação dessa conta nos meses seguintes ao seu saldo zerado.
- Registro I050 (Plano de Contas): O plano de contas da ECD recuperadora deveria listar essa conta, mesmo que ela tenha tido saldo zero anteriormente.
Em termos mais simples, o SPED ECD está dizendo: “Essa conta existia e tinha saldo zero em um determinado momento da ECD anterior, mas ela simplesmente ‘desapareceu’ nos períodos seguintes da sua escrituração atual ou nem sequer está mais no seu plano de contas.”
Por que esse erro acontece?
A causa mais comum para o erro C155 é quando há entrega particionada do SPED ECD no mesmo ano. Isso acontece, por exemplo, quando há uma troca de contabilidade no meio do período.
Exemplo: O contador anterior é responsável até 31/05/2023, e o novo contador assume a partir de 01/06/2023. No SPED ECD entregue pelo contador anterior, uma conta como ‘504 – Clientes Diversos’ teve movimento e terminou com saldo zero em 31/03/2023, e não teve mais movimento até 31/12/2023. No arquivo do novo contador, essa conta não aparece em nenhum dos registros subsequentes, pois não teve movimentação no período de sua responsabilidade, nem consta em seu plano de contas de forma completa.
Como solucionar o Erro C155?
Existem duas formas principais de resolver esse erro. Veja abaixo:
Opção 1: Cadastrar manualmente a conta contábil no PVA do SPED ECD
Esta opção envolve a inclusão direta da conta no validador do SPED ECD:
- No PVA do SPED ECD, clique em [Editar Escrituração].
- Acesse o menu Escrituração > Dados da Escrituração.
- No menu em árvore, navegue até Escrituração Contábil > Plano de Contas.
- No registro ‘I050 – Plano de Contas’, clique no botão [+] e cadastre a conta contábil que está causando o problema.
- Se você estiver gerando o SPED ECD com o mapeamento referencial, vincule também a conta referencial a essa nova conta.
- Faça esse procedimento para todas as contas que apresentarem o erro e, em seguida, valide novamente o SPED ECD.
Opção 2: Gerar o arquivo contendo todas as contas, mesmo as sem movimento
Esta solução é aplicada na geração do seu arquivo SPED ECD a partir do seu sistema contábil:
- No seu sistema contábil, acesse a rotina de geração do SPED Contábil.
- No campo de Período, informe o Período Inicial e Final da escrituração, e procure por uma opção como [Outros Dados…] ou [Configurações Avançadas].
- Dentro das opções de configuração (geralmente em uma guia ‘Geral’), desmarque a opção que indica “Gerar somente contas com movimento” ou similar.
- Importante! Ao desmarcar essa opção, você passará a gerar todas as contas contábeis no arquivo, inclusive as que não possuem movimento. Se o seu plano referencial estiver vinculado apenas às contas com movimento, será crucial referenciar as demais a partir de agora para evitar outros erros de validação. Se preferir, você também pode optar por não gerar o plano referencial (Registro I051) desmarcando a opção correspondente em seu sistema contábil, como ‘[X] Não gerar o registro I051 com o Plano de Contas Referencial’.
- Confirme as alterações (clicando em [OK] ou [Gravar]) e gere um novo SPED ECD.
- No PVA, faça a validação e a recuperação do SPED ECD Anterior e, em seguida, valide o novo arquivo. O erro C155 não deverá mais ser apresentado.
Lidar com erros no SPED ECD faz parte da rotina do contador, mas entender a lógica por trás de cada um deles é fundamental para uma solução eficiente. O erro C155 é um lembrete da importância da consistência e da continuidade das informações contábeis, especialmente em casos de escrituração particionada. Ao seguir estas dicas, você estará mais preparado para desvendar e resolver esse e outros desafios na sua jornada com o SPED ECD.
Ficou com alguma dúvida ou tem outra experiência com o erro C155 para compartilhar? Deixe seu comentário!